domingo, 11 de outubro de 2009

“Do Sonho aos Ares”


Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas? Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal? Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet? Para qual motivo?

“Pode-se relacionar o vídeo com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular, no momento em que somos desafiados a enfrentar o novo. Santos Dumont, foi um grande sonhador e também um grande inventor. Sua história nos mostra toda uma trajetória que nasceu de um desejo: “voar”. Toda evolução não surge por acaso, mas nasce dos sonhos, dos desejos e da necessidade de inventar, assim como da necessidade de criar, de produzir e de transformar. O ser humano, inteligente e criativo não sossega, precisa estar em constante transformação. Desde os primórdios a humanidade evoluiu na medida em que foi capaz de inventar, de produzir ou de transformar. Assim, de sonho em sonho, de invenção em invenção, construímos uma história tecnológica, e estamos vivendo a era das tecnologias, e em destaque as tecnologias da comunicação e da informação. Hoje temos mais acesso a informação em um dia do que uma pessoa que vivia há alguns séculos tinha em toda sua vida. Não conseguimos dar conta de tanta informação e precisamos aprender a selecionar quais informações são mais necessárias. Com a invenção, em especial da Internet, conceitos de tempo e de espaço precisaram ser redefinidos, os processos comunicativos foram ampliados em reais e virtuais e queiramos ou não, tal evolução exige que estejamos abertos à mudanças, e estejamos em constante busca pelo aprender. Por outro lado, não podemos perder o equilíbrio e cair no desespero. Há muita coisa para aprendermos mas o essencial está em projetar sonhos e ser persistentes em atingi-los. Muitas vezes encontramos obstáculos difíceis, mas não impossíveis de serem superados. No mundo Moderno a tecnologia está à nossa volta. O mundo de hoje é uma aldeia global onde as pessoas podem comunicar-se e trabalhar em qualquer lugar. Com a evolução dos computadores, tornando-se cada vez mais rápidos, surgiu a possibilidade de explorar a realidade virtual. A realidade virtual pode ser utilizada para treinar pilotos de aviões, simular operações cirúrgicas ou conhecer um monumento mesmo antes de ele ser construído. Hoje, pode-se dizer que somos totalmente dependentes da informática, tanto na vida pessoal como na vida profissional. À todos os momentos sinto necessidade de acessar a internet. Para pesquisas de estudo, curiosidades e desafios, bem como para responder a esta questão.”

3 comentários:

  1. Olá Naira,
    Gostei do seu Blog. Ele tem um visual bacana.
    Da afirmação de Henry Ford, podemos concluir que a vida oferece oportunidades a todos. Precisamos acreditar mais nos nossos sonhos e como Santos Dumont, não ter medo de alçar vôos.
    Abraços.
    Mércia

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem, continue.
    Cuide para não poluir o visual do blog.

    ResponderExcluir

Deixe sempre um comentário!