segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (Edgar Morin)

Hoje em dia Internet e as novas tecnologias estão trazendo novos desafios pedagógicos, não só para as universidades e escolas, mas como em todos os locais que freqüentamos.
Segundo Edgar Morim, “O primeiro espaço é o de uma nova sala de aula equipada e com atividades diferentes, que se integra com a ida ao laboratório conectado em rede para desenvolver atividades de pesquisa e de domínio técnico-pedagógico. Estas atividades se ampliam a distância, nos ambientes virtuais de aprendizagem conectados à Internet e se complementam com espaços e tempos de experimentação, de conhecimento da realidade, de inserção em ambientes profissionais e informais.”


Nas escolas, os professores jamais deverão esquecer de que os equipamentos de informática, ou qualquer outro aparelho que seja utilizado em sala de aula, são apenas apoios para as aulas se tornarem mais atraentes e interessantes, e não suplementos de ensino direto ao aluno, isto, se preparado com planejamento. Se os alunos fazem pontes entre o que aprendem intelectualmente e as situações reais, experimentais, profissionais ligadas aos seus estudos, a aprendizagem será mais significativa, viva, enriquecedora.


Para Edgar Morin, torna-se fundamental planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem conectadas, a distância. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática.


Posso concluir que, o mundo está se transformando, novas descobertas acontecem e a distância entre o presente e o futuro se torna cada vez menor. É claro que a Tecnologia não é responsável por toda a transformação cultural que ela impulsiona. A mudança tecnológica apenas cria novos espaços de possibilidades a serem, então explorados.


O educador precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo-ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sempre um comentário!