terça-feira, 3 de novembro de 2009

Buscas na Internet


Segundo o site http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-fazer-boa-busca-internet-423567.shtml, quando você vai fazer uma pesquisa na biblioteca, tem na cabeça um tema e muitas perguntas. Para responder a todas elas, começa procurando uma boa bibliografia. Na internet é mais ou menos a mesma coisa. O que muda é a maneira de encontrar o que você precisa. Se não há livros numerados nas prateleiras, organizados por assunto ou autor, o jeito é saber como chegar às fontes de informação disponíveis na rede mundial de computadores. O canal são os diversos sites de busca grátis. Para usá-los bem, é preciso conhecer alguns recursos.



Já no Blog do NTE de Campos Novos, http://ntecamposnovos.blogspot.com/2007/08/busca-na-internet.html, encontrei alguns comandos interessantes para se filtrar e resultado de uma boa pesquisa:


• Se desejar encontrar a definição de alguma palavra, objeto etc., digite “define: (palavra)”.


• Usar aspas no inicio e no fim (" "), limita a pesquisa na frase digitada.


• O asterisco (*) amplia o resultado de uma pesquisa. Exemplo: se digitar Brasil*, aparecerá o resultado da pesquisa para brasileiro, brasileira etc.


Sinal de subtração (-) elimina a palavra ou a frase, para encurtar o resultado de uma busca. Exemplo: Cordilheira -dos Andes. O sinal traz as páginas que contenham qualquer cordilheira, menos a dos Andes.


• O sinal de adição (+) amplia a busca e traz páginas que contenham as duas expressões Ex. “folclore brasileiro + região”.


• O conectivo "e" (para buscas em site de língua portuguesa), ou "and" (para sites de busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, assim, a pesquisa traz páginas que contenham as duas expressões. Exemplo: Brasil e Angola. O resultado da pesquisa vai trazer páginas que contenham informação sobre os dois países.


• "Ou" (busca em site de língua portuguesa), ou "or" (busca em língua inglesa), deve ser colocado entre duas palavras, para trazer páginas que contenham uma das duas palavras. Exemplo: Brasil ou Angola. O resultado da pesquisa vai mostrar informação sobre um dos dois países.


No site http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200908-pesquisanainternet.php podemos ver que não se pode acreditar em tudo o que você vê na internet. Devemos nos habituar a ser crítico. Muitas vezes encontramos informações contraditórias e a comparação entre as fontes e o poder de análise sobre elas é essencial. Então, consulte no mínimo uns três sites para que se tenha uma base. Mas acima de tudo, devemos ter clara a idéia de que nada é totalmente imparcial neste mundo. Até mesmo livros, enciclopédias e sites de grandes instituições carregam os pontos de vista e "filosofia" dos seus responsáveis. Realmente, é difícil avaliar a exatidão das informações apresentadas.

Podemos com estas leituras, realizar pesquisas mais saudáveis e concretas, sem nos preocuparmos tanto com sites e informações incorretas e desatualizadas. Basta termos paciência e procurarmos com atenção e dedicação.

Um comentário:

  1. Naira, você percebeu que a lista dos blogs está na parte inferior do blog e não na lateral?

    ResponderExcluir

Deixe sempre um comentário!